Belo Horizonte


Histórico

Em 19 de fevereiro de 1911, foi inaugurada uma linha regular de automóvel entre Belo Horizonte e a Colônia de Vargem Grande, atual Granja Primavera, no distrito do Barreiro.

A primeira linha de ônibus só foi inaugurada em 1923, visando suprir a deficiência do serviço de bondes elétricos que operava com poucos bondes e não atendia todos os bairros. Em outubro de 1923, a cidade já contava 4 linhas de omnibus.


Inauguração do serviço de auto-omnibus em 1923


Em 12 de novembro de 1927, foi inaugurada a linha de omnibus para o bairro de Cachoeirinha.

Em agosto de 1928, começaram a circular os primeiros ônibus adquiridos pelo  Departamento de  Eletricidade, reforçando os serviços de viação urbana, prejudicados pela falta de energia. Os novos veículos entram em circulação em 8 novas linhas:

Praça da Liberdade
Prado
Quartel
Serra
Carlos Prates
Floresta
Santo Antônio
Lagoinha





Passageiros Transportados em 1945 (milhões)

Modal Passageiros %

Bonde 62,7 90,7
Ônibus    6,4   9,3
Total  69,1       100,0


Em 1955 a cidade de Belo Horizonte contava com 88 linhas de ônibus e lotações, além de duas linhas de ônibus elétricos (trólebus) que transportaram 3.576.000 passageiros.

No mesmo ano a Câmara Municipal aprovou a lei obrigando o uso de canos de descarga verticais.

Década de 1950

Lotações na década de 1950

Rua São Paulo na década de 1960



Em 22 de janeiro de 1969, circula o último trólebus em Belo Horizonte.


Elevado Castelo Branco
Cartão Postal


Em 3 de novembro de 1975, início da operação, em caráter experimental, da primeira linha de ônibus especial com ar-condicionado, logo apelidado pela população de fresquinhos. A nova linha era operada pela empresa Barreiro de Cima, com micro-ônibus modelo L-608-D, percorrendo toda a extensão da Avenida do Contorno. Em dezembro de 1978 a linha era operada com 20 veículos, com intervalos de até 6 minutos nos horários de pico.


Jornal do Brasil, 25/04/1976, p.35
Para ampliar clique na imagem

O Globo, 17/01/1977


Em julho de 1977, a Viação Alvorada inaugura a linha de fresquinho para o bairro de Santo Antônio. Em dezembro de 1978 a linha, com frota de 5 carros, transportava mensalmente cerca de 20 mil passageiros.

Em junho de 1978, teste do protótipo do ônibus articulado Scania, na linha Rodoviária - Mangabeiras.

Em setembro de 1979, inauguração do BH Shopping, na época considerado fora da cidade.

Em 16 de junho de 1980, criação da Metrobel, que assume a administração dos serviços de transporte e trânsito.

Em 10 de julho de 1982, início da implantação do programa Probus, que reestrutura todo o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, criando linhas expressas, semi-expressas (bairro-centro), diametrais e circulares, eliminando ao máximo os pontos terminais no centro, além de implantar nova programação visual e numérica. Na ocasião foram criadas 91 novas linhas de ônibus. A nova numeração substitui o sistema de numeração da década de 1960.


Novo layout do Programa Probus da Metrobel lançado em 1982

Prospecto da Metrobel 1982

A tradicional linha circular 004 em julho de 1982

Por volta de 1982

Carros da linha 0001 (Belvedere-Centro), via BH Shopping
na apresentação do sistema Probus

Linha Diametral 1501


Em junho de 1983, 21 linhas de ônibus foram transferidas da Avenida Afonso Pena para a  Avenida dos Andradas.

Em 28 de março de 1984, foi inaugurado o Aeroporto de Confins.

Em julho de 1984, são realizados testes do embarque pela porta dianteira em 3 linhas.

No mesmo mês foi iniciada a distribuição de passes gratuitos para idosos.

Em 6 de março de 1985, início da operação experimental do trem metropolitano.

Em 1986, o aumento da tarifa de ônibus passou a ser mensal, até o advento do Plano Cruzado.

Em janeiro de 1986, foi realizada concorrência para compra de ônibus elétricos para o futuro sistema de trólebus a ser implantada na avenida Cristiano Machado. Três empresas de São Paulo apresentaram propostas: Mafersa, Cobrasma, e Tectronics, sendo vencedora a Tectronics que deveria fornecer 55 trólebus à Metrobel. Em julho de 1987 as obras de implantação do Trólebus são paralisadas pelo Governo Newton Cardoso.

Em agosto de 1987, início da primeira fase de  integração do trem metropolitano com  linhas de ônibus municipais.

Em dezembro de 1987, inauguração do terminal rodoviário Eldorado da estação do trem metropolitano.

Em 1987 a Metrobel foi extinta sendo substituída pela nova autarquia Transportes Metropolitanos (Transmetro). Em 1991 foi criada a BHTrans.

Em junho de 1993, a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) assume o gerenciamento do transporte coletivo e proíbe a renovação da frota de veículos com motor dianteiro. No mesmo ano foram iniciados os estudos de implantação de novas tecnologias em bilhetagem. 

Sistema de Transporte Público por Ônibus de Belo Horizonte em 1993:

Órgão Gestor: BHTrans
Empresas Operadoras: 54
Linhas Municipais: 196
Frota Patrimonial: 2.505, sendo 456 Padron 2 portas
Frota Operacional: 2.505
Passageiros, média dias úteis: 1,3 milhão
Passageiros em 1993: 491 milhões
Pessoal: 12.128
Motoristas: 5.746
Cobradores: 5.746

Fonte: Associação Nacional de Transportes Públicos.  Anuário ANTP dos Transportes Urbanos-1993.São Paulo

Em 1997 o sistema de ônibus municipal transporta 44,356  milhões de passageiros.

Ônibus Municipal

Ano        Empresas    Linhas     Frota (dez)

1993        54                191        2.491
1994        54                227        2.574
1995        54                255        2.670
1996        54                264        2.781
1997        54                272        

Fonte BHTrans


Em 1998, a BHTrans exige que a frota de ônibus municipal seja renovada por veículos de piso baixo. No ano seguinte circularam os primeiros ônibus de piso baixo. A compra de novos carros de piso baixo, no entanto, foi descontinuada.

Em janeiro de 2000, a empresa Tacom Engenharia e Projetos Ltda. vence a licitação para implantação do sistema de bilhetagem eletrônica. O novo sistema usa diferentes tecnologias - cartões inteligentes, computador de bordo, sensor de movimento, e rede de transmissão.

Em abril de 2001, foram iniciados os testes da implantação da Bilhetagem e do Cartão BHBUS em ônibus da Estação Diamante, e a tecnologia foi sendo instalada em toda a frota de ônibus da capital. 

Em 2 de fevereiro de 2002, início da integração na estação de BhBus São Gabriel, com 4 linhas: 5520 A, 5520 B, 5507 C, e 5507 B. Antigas linhas semi-expressas que forma transformadas em alimentadoras. 

Em 23 de setembro de 2002, o cartão BHBus de bilhetagem eletrônica, passa a ser disponibilizado para qualquer usuário do sistema de  transporte coletivo.

No dia primeiro de dezembro de 2002, inauguração da estação de integração BHBus Barreiro, com 19 linhas, sendo 12 linhas  alimentadoras (amarelas), 5 linhas troncais (verdes) e 2  linhas circulares (amarelas).

O sistema de ônibuss municipal em 2002 transporta 35,3  milhões de passageiros.

Em 24 de março de 2003, dentro do Programa Rota 3, início da operação das faixas exclusivas para ônibus  nas  avenidas Bernardo Monteiro e Alfredo Balena, na Região Hospitalar

Em junho de 2003, o sistema contava com frota de 2.848 ônibus, distribuídos em 266 linhas e operados por 50 empresas. Diariamente são transportados na capital 1 milhão e 400 mil usuários. Cerca de 12 % dos passageiros transportados são isentos, por lei, de pagar passagens (idosos, portadores de deficiência física, entre outros). 70% da frota é composta por ônibus Padron (veículos com escadas mais baixas, portas largas, motor central ou traseiro, bancos estofados). 53% dos passageiros pagantes utilizam vale-transporte. 133.282 usuários já utilizam o Cartão BHBUS;

Em março de 2004, o sistema de ônibus municipal contava com 48 empresas, 263 linhas e 2.813 ônibus, transportando diariamente cerca de 1,370 milhão de passageiros.

Em maio de 2004, a cidade de Belo Horizonte contava com 150 ônibus de piso baixo.

Em 3 de junho de 2004, inauguração da estação BHBus Oiapoque, localizada entre as ruas São Paulo e Curitiba, atendendo a 14 linhas.

Em 26 de junho de 2004, é aberta ao tráfego a trincheira da Avenida Antônio  Carlos, com 465 metros de extensão, no cruzamento da Avenida Santa Rosa. 

Em 26 de novembro de 2004, inauguração da estação de integração BHBus Lagoinha, junto à Estação Lagoinha do Metrô.

Início das obras de alargamento do primeiro trecho da Avenida Antônio Carlos, que incluia, entre outras melhorias, a implantação de pista exclusiva para ônibus com faixa de ultrapassagem.

Em 22 de março de 2005, início das obras de construção da estação de integração BHBus Central. 

Em 10 de maio e 2005, fim do uso do vale transporte de papel, sendo substituído pelo cartão BHBUS de bilhetagem eletrônica.

Em 5 de novembro de 2005, o cartão BHBUS de bilhetagem eletrônica passa  a ser aceito em todas as estações do trem metropolitano.

Em 26 de novembro de 2005, início da integração entre o trem metropolitano e linhas de ônibus municipais nas estações de  Carlos Prates, Lagoinha, Central e Santa Efigênia, para os passageiros munidos do cartão BHBus.

Em 26 de novembro de 2005, inauguração da estação BHBUS Central, junto à estação Central do trem metropolitano, na rua Aarão Reis.

Em 18 de janeiro de 2006, às 9h30, interdição definitiva da pista exclusiva para ônibus da avenida Cristiano Machado, para implantação da via expressa Linha Verde.

Em 7 de março de 2007, finalmente, após 37 meses de obras e investimento de 400 milhões de reais, é inaugurada a Linha Verde, com 35,4 km de extensão, 20 viadutos, 2 trincheiras e pista exclusiva para ônibus no trecho da Avenida Cristiano Machado.

Em 27 de julho de 2009, início da operação da faixa exclusiva para ônibus na avenida Nossa Senhora do Carmo, na Zona Sul. 

Em 2013, a Prefeitura de Contagem apresenta do Projeto de Implantação do BRT, prevendo estações próprias  no São Joaquim (Ressaca), David Sarnoff com Tito Fulgêncio, no Industrial, e na região da Várzea das Flores, próximo ao bairro Darci Ribeiro, além de de obras de infraestrutura, tais como, viadutos, alças, túneis, e a duplicação do Túnel Morada Nova. 


BRT Move em 2014


Em dezembro de 2015, início dos testes do ônibus elétrico da BYD (Build Your Dreams), já com três anos uso, em Belo Horizonte, na linha 9105 (Nova Vista/Sion). BH é o terceiro maior mercado de ônibus do país. A fábrica da BYD no Brasil foi aberta em junho de 2015.

Em 29 de janeiro de 2016, a Prefeitura entrega o terreno, ao respectivo Consórcio, para a construção da nova rodoviária de Belo Horizonte, a ser construída no bairro de São Gabriel.

Em 5 de setembro de 2016, no município de Santa Luzia, inauguração do terminal metropolitano São Benedito, do Move.

Em 27 de dezembro de 2016, inauguração da estação Move Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia, zona leste de Belo Horizonte.

Em 20 de agosto de 2021, o BHTrans anuncia a inauguração de 3 novos trechos de faixa exclusiva para ônibus:

23/08/2021 - Rua Espírito Santo, entre a Rua dos Caetés e a Avenida do Contorno, já passará a contar com a faixa exclusiva das 16h às 19h. 

24/08/2021 -  Rua Itajubá, entre a rua Curvelo e a Avenida do Contorno, de 6h às 9h30 e das 16h às 19h. 

25/08/2021 -  Rua São Paulo, entre as avenidas Álvares Cabral e Amazonas, de 16h às 19h.


BRT Move em janeiro de 2022


Passageiros

1955                  70.500.000
2012 453.219.840
2019 353.186.857


Em 24 de abril de 2023, a tarifa dos ônibus municipais foi reajustada de R$ 4,50 para R$ 6,00, gerando reclamações dos usuários. Em 8 julho de 2023, após a aprovação de um projeto de subsídio às tarifas dos ônibus municipais, a tarifa voltou a custar R$ 4,50. No entanto, em 29 de dezembro de 2023 a tarifa foi reajustada para R$ 5,25.


REFERÊNCIAS:

Uma linha de omnibus. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 novembro 1927. p.5.

ALDER, Matheus. Ruas de BH passarão a contar com faixas exclusivas de ônibus. Estado de Minas. 20 agosto 2021.

Passagem de ônibus deve voltar a custar R$ 4,50 a partir de sábado. Estado de Minas. 05 julho 2023.