Ordem para obras dos novos BRTs será emitida em janeiro

03/01/2016 - Jornal da Manhã - Uberaba

Ordem de serviço para obras de novos corredores do BRT será dada no início de janeiro. A expectativa era dar a autorização para o começo do serviço ainda em 2015, porém, houve pendências para a assinatura do contrato e o cronograma precisou ser redefinido.

A secretária adjunta de Planejamento, Maria Paula Meneghello, explica que o prefeito Paulo Piau já assinou o contrato com o consórcio vencedor da licitação, porém, o representante da empresa que encabeça o grupo é de Belo Horizonte e o documento precisou ser encaminhado à capital mineira para a coleta da assinatura. Só depois da devolução do contrato assinado, será possível emitir a ordem para início das obras. "A previsão é logo no começo de janeiro”, ressalta.

De acordo com a secretária adjunta, o período chuvoso não deverá interferir na execução do serviço. Ela pondera que o consórcio pode providenciar a estrutura metálica das estações, comprar materiais para etapas seguintes ou dar início a preparativos que independem das questões climáticas. "São várias frentes de trabalho. Não precisa começar com a obra na via”, afirma.

Maria Paula lembra que o contrato prevê prazo de seis meses para a execução das obras de adequação, sinalização viária, implantação de estações e dos terminais de integração. Desta forma, o cronograma inicial é a entrada em operação da próxima etapa do BRT no segundo semestre de 2016.

Apesar de a Prefeitura ter realizado licitações separadas, o mesmo consórcio venceu a disputa e será responsável pelos corredores Sudeste e Sudoeste. Duas frentes deverão trabalhar paralelamente nos dois eixos. O investimento total é de R$37,5 milhões.

O trecho Sudeste passará pelas avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes, onde ficará o terminal de integração. Já o corredor Sudoeste passará pela rua Bento Ferreira, avenida da Saudade, avenida Dona Maria de Santana Borges, avenida João Dallacqua e avenida Juca Pato, onde ficará o terminal de embarque e desembarque de passageiros. O braço Sudeste irá se interligar aos outros três terminais (Leste, Oeste, Sudoeste).