Equipe da Seplan de Uberaba se reúne com Jaime Lerner para melhorar BRT

26/03/2015 - Jornal da Manhã - Uberaba


Em busca de soluções urbanísticas para a cidade, comitiva da Secretaria de Planejamento realizou visita técnica a Curitiba na semana passada. A equipe aproveitou a viagem para se reunir com o arquiteto Jaime Lerner, idealizador do projeto de sistema de transporte coletivo implantado em Uberaba.

Retornando da viagem, a subsecretária Maria Paula Meneghello conta que foi possível trocar experiências sobre a fase inicial de implantação do BRT com o projetista e também levantar ideias para aprimorar o planejamento local. "A conversa com o Jaime Lerner favoreceu a abertura de diretrizes para atuar no município, melhorando a lei de uso e ocupação do solo", adianta.

Meneghello destaca ainda que a visita permitiu à equipe vivenciar o funcionamento do BRT em Curitiba e conhecer as outras soluções implantadas na capital do Paraná. "Percebemos que o BRT é só uma das soluções que a cidade tem a oferecer. Quando o sistema começou a funcionar em Curitiba, a cidade tinha 300 mil habitantes. À medida que a população foi crescendo, a rede foi se expandindo e foram criados novos mecanismos", pondera.

Além dos projetos na área de trânsito e transporte coletivo, a subsecretária afirma que foram observadas intervenções de planejamento urbano, como os parques verdes e as soluções de macrodrenagem.