sábado, 28 de fevereiro de 2015

Prefeito de Uberaba cobra providências para melhorar o sistema Vetor/BRT

28/02/2015 - Jornal da Manhã - Uberaba/MG


O prefeito Paulo Piau (PMDB) avaliou negativamente início das operações do sistema Vetor/BRT e cobrou providências das empresas de transporte coletivo. Em reunião ontem com os dirigentes das concessionárias, um dos problemas apontados por Piau foi a superlotação dos ônibus.

De acordo com o prefeito, o sistema ainda está operando em caráter experimental e agora é o momento de identificar e corrigir as falhas. O governo municipal não está satisfeito com a forma como começou o BRT. Ao invés de sobrar ônibus, os veículos passam lotados e estão deixando passageiros para trás nas estações. Isso trouxe um transtorno, aponta.

Piau afirma que as empresas têm prazo até abril para ampliar o número de carros em circulação no eixo leste-oeste e reduzir os problemas de superlotação. Ele salienta que as concessionárias foram alertadas que a questão será fiscalizada e, se não forem tomadas providências, serão aplicadas sanções contra as empresas. Não podemos perder qualidade em relação ao sistema antigo. As empresas são concessionárias do serviço público e temos autoridade para cobrar um serviço de qualidade, reforça.

Na reunião, as empresas de ônibus também apresentaram problemas que competem à Prefeitura, como o reparo do asfalto na faixa exclusiva de ônibus, instalação de bancos nos terminais de integração e a ampliação da estação localizada próximo à rua Artur Machado.

Um documento foi elaborado após o encontro com as pendências referentes a cada uma das partes e as ações que precisam ser desenvolvidas até o fim do prazo experimental.

Prefeitura vai refazer asfalto nas canaletas do Vetor/BRT

Asfalto da avenida Leopoldino de Oliveira na canaleta por onde passam os ônibus do sistema Vetor/BRT será refeito. Em vários trechos ao longo da avenida é possível perceber que o asfalto cedeu, formando buracos, e a massa asfáltica está se acumulando no meio-fio. O prefeito Paulo Piau comentou o assunto em entrevista ao Jornal da Manhã e disse que o problema acontece por conta de infiltrações e as obras para reparo começarão em breve.

Antes da entrada em operação do sistema Vetor foi feito recapeamento de toda a avenida Leopoldino de Oliveira, entretanto, em menos de um mês vários trechos já estão danificados. O projeto foi feito e agora estão aparecendo os defeitos, não se previu que era preciso fazer uma base especial, pois em alguns pontos existem infiltrações, umidade não combina com asfalto e, por isso, teremos de fazer correções, explica o prefeito.

Segundo Piau, o problema é menor e de mais fácil solução no trecho da avenida entre a rua Álfen Paixão e avenida Osvaldo Cruz. Deste local em diante, até o Parque do Mirante, onde há muita infiltração, o asfalto está pior. Por isto, começa em breve um trabalho de drenagem, para tirar a água do canteiro central, refazer o asfalto, para que seja mais duradouro. Existe o problema e temos de enfrentar. Essa atividade começa imediatamente, vamos fazer com o nosso próprio recurso, pessoal e equipamento. Se fosse depender de licitação, com certeza iria demorar, explica Piau. Vale destacar que, segundo o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, esse serviço já teve início em alguns pontos da avenida.

Piau comentou também sobre a sinalização na avenida, que deve ser sincronizada. Na próxima quarta-feira (4) o consultor Alexandre Zoom, que elaborou o projeto de sinalização, virá a Uberaba para reparos. Ele fará uma avaliação detalhada dos semáforos e rotatórias, para que os equipamentos estejam sincronizados, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário