Linha experimental do BRT já tem data para início de circulação

22/01/2015 - Jornal de Uberaba - MG

A primeira linha a funcionar pelo Sistema BRT/Vetor já tem data para começar a circular. Ainda em caráter experimental, como explicou a prefeitura, a chamada "Linha Verde", que fará o percurso entre o Terminal Leste (Manoel Mendes) e o Terminal Oeste (Uberabão), terá início no dia 30 de janeiro. Para facilitar o início do projeto, serão colocados em pontos estratégicos, atendentes com coletes identificados com o "Posso Ajudar".

Para que os usuários possam conhecer a nova rota, serão destinados alguns horários para uma "viagem experimental". Dessa forma, os uberabenses que quiserem conhecer o novo transporte poderão utilizar, gratuitamente, entre 11h e 18h.

Conforme declarou a PMU, o trânsito intenso da avenida Leopoldino de Oliveira, que vem causando preocupação, será amenizado com a retirada das linhas que atualmente trafegam pela via. De acordo com o prefeito Paulo Piau, "a segurança foi um dos itens mais assegurados".

Fase final - Ainda de acordo com a PMU, a implantação da Central de Monitoramento, Central Semafórica, bem como a sinalização, que ainda depende de ajustes, já estão na fase final. Outro ponto citado são os treinamentos oferecidos aos motoristas das linhas exclusivas do BRT.

Já o superintendente Claudinei Nunes voltou a lembrar que é necessária a utilização do cartão de transporte coletivo, uma vez que, em nenhuma das Estações Tubo, será permitida a entrada com o pagamento feito em dinheiro. "No ponto de recarga, a pessoa preenche um formulário e indica onde quer pegar o cartão. Pode ser no mesmo local em que solicitou ou em outro ponto de recarga próximo de casa ou do trabalho", citou.

De acordo com a assessoria de imprensa da PMU, o Cartão de Uso Único só poderá ser usado de um terminal a outro e também nas estações, "não podendo ser utilizados nas linhas alimentadoras (que percorrem os bairros)". Nos terminais, também existirão bilheterias com venda e ponto de recarga.