Montes Claros ganha pontos de ônibus inteligentes

09/12/2014 - O Norte

A tecnologia dos smartphones, cada dia mais presentes na vida de todos nós, será utilizada para tornar o transporte público em Montes Claros mais moderno e eficiente, trazendo mais conforto e informação aos usuários, tanto os moradores quanto os visitantes. Isto vai acontecer através dos Pontos de Ônibus Inteligentes, que vão funcionar em diversas regiões da cidade. 

O primeiro Ponto de Ônibus Inteligente do município passou a funcionar nesta sexta-feira, 5 de dezembro. O abrigo, que fica na avenida Sanitária, em frente à Facit, foi adesivado com um QR Code, que é um código de barras bidimensional que pode ser lido por qualquer smartphone. Se este smartphone estiver conectado à internet, ao passar sua câmera em frente ao QR Code o usuário terá, automaticamente, acesso a diversas informações sobre aquele ponto, como a identificação das linhas de ônibus que o utilizam, incluindo horários e itinerários, valor de tarifa, endereço e localização do ponto no Google Maps, além de um Fale Conosco, através do qual o usuário pode enviar reclamações e fazer sugestões diretamente para a ATCMC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros). Para o acesso a estes dados não é necessário baixar nenhum aplicativo, apenas o Leitor de QR Code, que é gratuito e já está na maioria dos smartphones. 

O instrumento, além de ajudar a fiscalizar o transporte coletivo em Montes Claros, já que os usuários poderão saber se algum veículo está atrasado e denunciar estes casos em tempo real, também será de grande importância para os visitantes que passam pelo nosso município, pois eles receberão todas as informações necessárias para não ficarem perdidos. 

Ao todo, 30 abrigos de ônibus de Montes Claros vão se tornar Pontos de Ônibus Inteligentes.