Moradores aprovam suspensão do terminal metropolitano em Sarzedo em BH

22/07/2014 - Estado de Minas

O Terminal de Sarzedo, na Grande BH, que atendia os passageiros com o novo sistema de transporte coletivo Move Metropolitano, deixou de operar ontem. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), responsável pela administração via Departamento Estadual de Transportes (DER/MG), não informou o motivo da medida muito menos se a paralisação é temporária. O certo mesmo é que muitos moradores comemoraram a decisão, depois de várias reclamações e até protestos, como ocorreu na noite de sexta-feira.

Na tarde de ontem, o Terminal Metropolitano de Sarzedo estava fechado e com poucos funcionários trabalhando no pátio. Do lado de for a foram afixadas faixas para orientar a população. Em nota, a Setop informou que as 17 linhas de transporte coletivo (veja o quadro) da região metropolitana, que atendiam também Brumadinho e Mário Campos, passam a funcionar com a programação original de horários, pontos de embarque e desembarque, ao longo do trajeto e na área central, tarifa e itinerário, como era antes da implantação do terminal.

Para muitos moradores, a suspensão do serviço foi certa. "O Move Metropolitano virou um transtorno para todo mundo", disse a comerciante Alessandra Silva, residente em Sarzedo, que trabalha na capital. Ao lado da filha, a universitária Gabriela Raíssa, ela contou que passou a gastar mais com passagens e perder muito tempo. "Piorou nossa vida. Pelo menos, voltaram com o sistema antigo", afirmou Alessandra. O estudante Thalison Ribeiro, de 23, também ficou feliz com o retorno das linhas. "Agora pego um ônibus direto para BH em vez de dois", afirmou.

Preparando-se para embarcar, Roseana Alves de Oliveira, que mora em Ibirité e trabalha em Sarzedo, disse que está satisfeita. "Com o Move, eu estava caminhando um longo trecho para ir e voltar do serviço. Agora, pego o ônibus na porta", contou. A vendedora Aline Cristina Diniz Silveira revelou que não chegou a usar o Move, mas o considera um progresso. "Acho um sistema de transporte eficiente, só que faltou mais informações para os passageiros", avaliou.

EMBARQUE ORIGINAL

Linhas de ônibus que atendem passageiros de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo e que voltam a ter programação como era antes da implantação do terminal

3650 – Bairro Brasília/ Sarzedo/Cidade Industrial

3660 – Sarzedo/Bairro Brasília, via Avenida Santo Antônio/Cidade Industrial

3680 – Bairro Brasília/Sarzedo – Imaculada Conceição

3690 – Sarzedo/Imaculada Conceição/ Cidade Industrial

3700 – Bairro Bandeirinhas /Cidade Industrial

3710 – Anchieta / São Joaquim /Cidade Industrial

3720 – Mário Campos via Funil / Estação Eldorado

3782 – Mário Campos /Belo Horizonte

3740 – Mário Campos via Tangará / Estação Eldorado

3760 – Santa Rosa – Riacho da Mata / Cidade Industrial

3780 – Residencial Masterville / Cidade Industrial

3787 – Conceição Itaguá / Belo Horizonte

3797 – Rio manso / via Brumadinho / Belo Horizonte

3783 – Brumadinho via BR 381 / Belo Horizonte

3788 – Brumadinho / Belo Horizonte

3789 – Brumadinho / Betim via Sarzedo

3784 – Brumadinho / Belo Horizonte via Tereza Cristina