Pedro I: Move começa a circular nesta sexta

13/06/2014 - O Tempo - BH

Começa nesta sexta a funcionar, mesmo sem estar totalmente concluída, a pista exclusiva do Move (nome dado ao BRT da capital) na avenida Pedro I, que liga Venda Nova ao centro. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), 22 mil usuários do sistema vão circular pela via diariamente. Também estreia nesta sexta a Estação Venda Nova, na altura do número 2.227 da rua Padre Pedro Pinto, perto da avenida Vilarinho.

A linha troncal 61 (Estação Venda Nova/centro - direta), que já existe, vai ganhar veículos articulados e com ar-condicionado para se integrar ao Move. Ela partirá da Estação Venda Nova, seguirá pela pista mista da avenida Pedro I e, em seguida, pela pista exclusiva. Depois o ônibus seguirá pela faixa do Move da avenida Antônio Carlos rumo ao centro, com chegada nas estações Carijós (avenida Paraná) e São Paulo, na avenida Santos Dumont .

Aos domingos e feriados, a linha vai parar nos pontos da rua Padre Pinto e da avenida Pedro I, e será possível desembarcar e embarcar nas estações de transferência da Antônio Carlos e nas estações Carijós e São Paulo.

Mudanças em linhas.Duas linhas serão substituídas. A 2004, que ligava o bairro Bandeirantes, na região da Pampulha, ao bairro Pilar, na região do Barreiro, passando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por avenidas do centro e da Savassi e pelo BH Shopping, será substituída por duas novas linhas integradas.

A 5106 irá ligar o bairro Bandeirantes ao BH Shopping, no bairro Belvedere, na região Centro-Sul, e a linha 3030 sairá do centro e seguirá até os bairros Pilar e Olhos D'Água, no Barreiro.

Também foi extinta a linha 2402A, que ia do bairro São Bernardo, na região Norte, ao bairro Nossa Senhora da Glória, na Noroeste. Quatro linhas vão substituí-la: 5550 (inaugurada na última semana para ligar as avenidas Antônio Carlos e Pedro II); as novas alimentadoras 712 e 406 (que circulam dentro dos respectivos bairros); e a radial 4037, que liga o bairro Nossa Senhora da Glória ao centro.

Morte

Atropelamento. Um homem morreu nessa quinta atropelado por um ônibus do Move, na avenida Santos Dumont, no centro. A vítima, que seria moradora de rua, atravessou fora da faixa de pedestres.