Prazo para entrega de Vetor não é cumprido

06/04/2014 - Jornal de Uberaba - MG

O projeto Vetor, conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), está previsto para ser entregue pelo prefeito Paulo Piau em julho deste ano, mas muitos ainda não acreditam que o governo municipal vai conseguir cumprir essa meta. Até porque, o vice-prefeito em exercício, Almir Silva, em visita às obras juntamente com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, no dia 29 de janeiro, garantiu que a cobertura do terminal do vetor ficaria pronta no máximo em 40 dias. Já se passaram 67 dias e o terminal ainda está em fase de conclusão.

Outro entrave para entregar o BRT à população, segundo o prefeito reportou à reportagem do JORNAL DE UBERABA, era a falta de sinalização inteligente, porque ele não seria irresponsável de colocar um projeto em implantação que colocasse em risco a segurança dos usuários e da comunidade em geral. Piau explicou que os ônibus têm que passar pela avenida Leopoldino de Oliveira, de três em três minutos nos pontos, mas não existia um sistema semafórico inteligente, nem licitação para sua contratação, garantindo que a prefeitura já estava corrigindo essa deficiência e que as obras não estariam paradas.

O prefeito Paulo Piau já está no governo há quase um ano e meio, e o processo licitatório para a prefeitura adquirir o semáforo inteligente ainda está em andamento. Tanto é que, no jornal oficial do município Porta-Voz, foi publicado um edital de aviso de visitação do edital de concorrência nº 002/104, informando que todas as empresas que têm interesse em participar do certame deverão enviar um responsável técnico, devidamente credenciado, para uma visitação técnica durante os dias 15 e 16 de abril, a partir das 9h, com saída da prefeitura, sendo que os que descumprirem essa cláusula do edital estarão desclassificados.

Prefeitura – A reportagem do JU tentou entrar em contato com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, para saber mais detalhes do cronograma das obras do BRT, mas não obteve êxito. Acionamos a Secretaria de Comunicação para alguns esclarecimentos e recebemos a informação de que as obras físicas estão em pleno andamento para conseguirem cumprir a meta do prefeito, acrescentando que não analisam o fato da cobertura dos terminais ainda não estar concluída, já que o ideal é que fique pronta quando for entregue todo o projeto. Observou ainda que as visitações tanto para a finalização das obras quanto de sinalização já foram colocadas na praça (licitados), o que significa que o projeto está em franco desenvolvimento pela prefeitura.