Sistema BRT de Uberaba está com 60% das obras concluídas, diz relatório

20/11/2013 - Jornal de Uberaba

Foi divulgado o relatório das obras dos terminais de transporte coletivo para implantar o novo sistema BRT (Bus Rapid Transit). De acordo com o secretário de Planejamento, Cláudio Costa Junqueira, o documento comprova que 60% das obras estão concluídas e a previsão é de que o terminal leste seja concluído até o final de março de 2014. "Já o terminal oeste está com 30% das obras prontas e a nossa previsão também é de finalizá-las em março. As 12 estações de tubo estão em andamento e a conclusão da instalação está programada para o final deste ano", explicou.

A respeito do projeto viário e da semaforização do corredor Leopoldino de Oliveira e entorno, o secretário garantiu que está em andamento. "As obras do corredor sudoeste são de contratação junto ao Ministério das Cidades/CEF, dependendo da aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com relação à capacidade de endividamento da PMU. Esse corredor terá extensão de 6,5 km, com percuso pela avenida Bento Ferreira, Saudade, Dona Maria de Santana Borges, João Dallaqua e Juca Pato. Esse projeto também prevê a construção de um terminal no Beija-Flor e 11 estações, interligando o sistema leste/oeste", contou.

Em relação ao corredor sudeste, o secretário explicou que a contratação segue o mesmo trâmite da anterior. No entanto, o corredor terá uma extensão de 3,7 km e percurso nas avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeiras, acrescentando que o projeto também prevê um terminal no bairro Abadia e nove estações para fazer a interligação, que contará também com o sistema de semaforização do corredor e entorno, bem como projeto viário e paisagístico. "A Sepai está na expectativa de concluir a liberação dos recursos para os corredores sudoeste e sudeste ainda este ano", acrescentou. (LR)

Informações: Jornal de Uberaba