Mercedes-Benz vende 50 ônibus para Metra e 500 para o BRT de Belo Horizonte

04/12/2013 - Automotive Business

A Mercedes-Benz do Brasil está ajudando a Metra, que opera o sistema de transporte na região metropolitana de São Paulo, a conquistar mais passageiros. A fabricante anunciou a venda de 50 chassis de ônibus para a operadora. São 30 superarticulados e 20 trólebus, que aumentam a capacidade de transporte da empresa em 30%. Os veículos já circulam há 3 meses nas cidades de Santo André, São Bernardo e Diadema e obtiveram 80% de aprovação de seus usuários, de acordo com pesquisa realizada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).


Segundo José Lindolfo, diretor de operações da Metra, a empresa investiu cerca de R$ 30 milhões só para a aquisição dos superarticulados. Estes ônibus, de 23 metros de comprimento e carroceria Caio, comportam até 180 passageiros, 70 deles sentados. São equipados com motor Euro 5, ar condicionado, poltronas com encosto para cabeça e tomadas internas para os passageiros carregarem celulares, notebooks e outros aparelhos. Contam ainda com vidros panorâmicos e iluminação de led.

Os 20 trólebus, de 18 metros, possuem os mesmos itens dos superarticulados, também são encarroçados pela Caio, transportam até 160 passageiros, e não emitem nenhum poluente. Como diferencial, têm baterias de armazenamento de energia, que possibilitam o deslocamento do veículo por aproximadamente 10 quilômetros após uma eventual interrupção de fornecimento de energia elétrica.

Por mês, a Metra atende a cerca de 7 milhões de passageiros e roda aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros com os seus 265 veículos (15 híbridos, 85 trólebus e 165 diesel). Hoje, 132 deles são da Mercedes-Benz.


Mercedes-Benz fornece 500 ônibus para novo BRT de Belo Horizonte
A Mercedes-Benz firmou negócio importante com o Estado de Minas Gerais. A fabricante fornecerá 500 chassis de ônibus ao novo sistema BRT (Bus Rapid Transit), de transporte coletivo urbano, que começa a operar no primeiro trimestre de 2014 em Belo Horizonte, capital mineira.

O anúncio foi feito por Curt Axthelm, gerente sênior de marketing de ônibus da Mercedes-Benz, em evento na sexta-feira, 29. Segundo o executivo, foram adquiridas 200 unidades do articulado 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L, equipado com motor de 6 cilindros e 238 cavalos de potência, suspensão pneumática, coluna de direção ajustável e retarder incorporado.

O BRT de BH, conhecido como Move, terá mais de 23 quilômetros de extensão, em três vias de ligação. Serão cerca de 40 estações de transferência, com distância média de 400 metros entre uma e outra. A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) espera que 700 mil passageiros sejam atendidos diariamente pelo BRT, com previsão de redução média de 45% no tempo de viagem. Os 500 ônibus da Mercedes correspondem a 80% dos veículos do novo sistema e já estão sendo enviados às empresas operadoras da BRT.

Com informações: Automotive Business