Sistema de semáforos é instalado para implantação do BRT em Uberaba

26/09/2013 - G1

O projeto da implantação do sistema Bus Rapid(BRT) em Uberaba, que tem o objetivo de agilizar as viagens e dar mais conforto, só deve ser concluído em abril de 2013. Neste período, algumas ações estão em andamento, como o projeto de instalação dos semáforos inteligentes na região central nos próximos 45 dias. O sistema pretende melhorar o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.

Para o corredor de ônibus funcionar, é preciso que o sistema semafórico trabalhe de forma integrada. Quando o ônibus passar por um semáforo, o sistema precisa calcular quanto tempo o veículo vai gastar até o próximo, para que ele também esteja aberto.

O novo sistema vai garantir que o usuário espere no máximo três minutos em cada estação. Porém, a novidade, segundo secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, deve causar mais mudanças no trânsito. "Diminuição de conversão à esquerda o que vai evitar a quantidade de paradas dos ônibus em semáforos. Equipamentos serão colocados nos cruzamentos para verificar a necessidade ou não da retirada dessas conversões", explicou.

Obras

No terminal Leste, no Bairro de Lourdes, as obras avançaram nas últimas semanas. A estrutura do telhado foi colocada e o solo também é preparado para receber o asfalto. Já no terminal Oeste, na entrada da Univerdecidade, o cenário é de uma obra abandonada. Máquinas estão paradas e não há funcionários. O secretário garantiu que o trabalho continua, mas está atrasado. "Tivemos que fazer readequação de projeto e o Centro de Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) teve que fazer as redes de água pluvial", alegou.

Projeto

Os novos ônibus foram apresentados à população em dezembro do ano passado. As doze estações que fazem parte do corredor também foram instaladas, mas na maioria delas falta as catracas e assentos, sem falar nos estragos. Ainda de acordo o secretário, tudo deve estar pronto no começo do ano que vem.
"É bem razoável, de acordo com o que os fornecedores têm nos dito. As secretarias envolvidas no processo disseram que em abril o projeto estará entregue", acrescentou.

Informações: G1 Triângulo Mineiro