Controle de ônibus por GPS e bilhetagem eletrônica chegam a mais 400 coletivos de seis cidades

02/12/2012 - André Sales

O novo Sistema de Gestão Inteligente de Transporte, que monitora o funcionamento dos ônibus à distância e melhora o fluxo da frota, será implantado nas cidades de Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG), Olinda e Petrolina (PE) e Jaboticabal (SP). Por meio do GPS, é possível acompanhar, em tempo real, a localização de cada ônibus, casos em que este deixa sua rota, cumprimento dos horários, paradas efetuadas e quilometragem ociosa.


O Sistema de Gestão Inteligente de Transporte evita ainda a formação de comboios (filas de ônibus da mesma linha em decorrência de problemas no trânsito). Pelo monitor da Central de Operações, é possível visualizar a posição de todos os carros da linha, o tempo de chegada na próxima parada e o intervalo atualizado entre os ônibus.

Desenvolvido pela empresa Transdata Smart, o sistema permite ainda monitorar à distância (por telemetria e tecnologia 3G) todas as solicitações de paradas, consumo de combustível, chave de ignição ligada, acionamento de botão de pânico, uso do câmbio em ponto morto e a faixa RPM, que indica se a rotação do motor está dentro ou fora do ideal. Com todos esses controles, é possível melhorar o fluxo da frota, acompanhar os indicadores de segurança e reduzir gastos com consumo de combustível e manutenção da frota.

Em Belo Horizonte, o sistema será implantado em 162 ônibus da Viação Pássaro Verde; em Poços de Caldas, serão 128 carros da Auto Omnibus Circulare; em Olinda, 27 veículos da Rodotour Turismo; e em Petrolina, 45 carros da Viva Petrolina Transportes.


Em Santa Izabel do Pará, a Transdata irá implantar, em 16 ônibus da Viação Santa Isabel, o sistema TDMAX de bilhetagem eletrônica, que aumenta a agilidade nos embarques e proporciona segurança por reduzir a circulação de dinheiro nos veículos. Essa tecnologia também já foi implantada pela Transdata nas cidades de Olinda, Petrolina, Poços de Caldas e Jaboticabal, que recebem agora os novos sistemas de gestão de frota.

Neste ano, a Transdata já fechou contratos para implantar suas soluções de automação nos ônibus de 28 cidades de diversos estados. A Transdata Smart é pioneira no Brasil em sistema de bilhetagem eletrônica e outras soluções de automação em transporte de passageiros. Sediada em Campinas (SP), atua há 19 anos em mais de 100 cidades no Brasil, Argentina e Colômbia.

Fonte: André Sales




Enviado via iPhone