BHTrans avalia tipo de ônibus BRT que vão circular na capital mineira

13/06/2012 - G1

Órgão avaliou dimensões dos veículos para serem adequados à cidade. Dispositivos como GPS, telas de LCD e câmeras também foram analisados.

Foto: Divulgação
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) fez, nesta quarta-feira (13), na sede do órgão, no bairro Buritis, na Região Oeste da capital, análises de especificações técnicas para o Sistema Rápido por Ônibus (BRT), sigla em inglês, que será implantado na cidade. Três modelos de ônibus foram apresentados aos técnicos.

Os veículos são articulados e têm quase dez metros a mais, de comprimento, que os coletivos convencionais. Foram desenvolvidos por empresas interessadas em participar do processo de licitação.

Segundo as especificações da BHTrans, os ônibus precisam ter capacidade para transportar até 145 passageiros. O sistema deve começar a funcionar, em 2013, quando, segundo a BHTrans, parte da obra já estará concluída.

De acordo com a assessoria de imprensa, foram avaliadas as dimensões dos veículos para serem adequados à realidade da cidade, como a verificação da segurança para os coletivos fazerem curvas e ultrapassagens, por exemplo. Riscos de acidentes também foram verificados.

Dispositivos como a instalação de GPS, telas de LCD e câmeras de circuito interno também foram analisados. A partir destes estudos, haverá a definição do modelo mais apropriado para circular em BH.

A capital terá 200 ônibus articulados que vão circular nas avenidas Pedro I e Antônio Carlos, na Avenida Cristiano Machado e área central.

Estes corredores de tráfego contarão com 41 estações de transferência para embarque e desembarque dos usuários, sendo 25 estações ao longo das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho, dez na Avenida Cristiano Machado e seis nas avenidas Paraná e Santos Dumont.

Fonte: G1