13/01/2012 - Portal 2014
Sistema de corredores rápidos de ônibus são principal aposta da cidade para o Mundial
Modelo de estação do BRT da avenida Antônio Carlos (crédito: Divulgação)
Das obras viárias de Belo Horizonte, o sistema de corredores rápidos de ônibus, o Bus Rapid Transit (BRT), é a grande aposta do governo e da prefeitura para a Copa de 2014.
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura da capital mineira, os dois corredores que cortam a cidade de norte a sul (avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado), poderão levar até 750 mil passageiros por dia.
A previsão é que as obras fiquem prontas em maio de 2013, a um mês do início da Copa das Confederações. O evento-teste terá a capital mineira entre suas sedes, ao lado de Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Estudos da BHTrans (empresa responsável pelo gerenciamento de trânsito da cidade), apontam que o tempo de viagem diminua em 57% com os novos corredores. Outra vantagem é a possibilidade de reduzir a frota de ônibus em até 40%.
O diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, afirma que o BRT será fundamental para ajudar a solucionar o problema do transporte público na capital mineira. “A implementação do BRT vai colaborar para a melhoria da mobilidade em Belo Horizonte. Acreditamos que este será um dos mais modernos sistemas de transporte do país, dando maior conforto e qualidade ao usuário.”
Corredores
O alargamento da pista da avenida Antônio Carlos começou em setembro passado. A intervenção é necessária para que sejam instaladas nove estações ao longo do trecho que vai da rua Adalberto Ferraz, no Lagoinha (região centro-sul) até o viaduto São Francisco (nordeste).
Da parte que compreende o bairro Aparecida (noroeste) e a avenida José Dias Bicalho (Pampulha, região norte), a substituição do piso asfáltico para o de concreto está em andamento.
Já a interseção que liga as avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram, inaugurado parcialmente em novembro, foi liberado pelas autoridades. Esta, por sinal, é uma das obras mais importantes para o acesso ao estádio Mineirão.
Uma das vias que também está sendo remodelada é o viaduto da avenida Oiapoque (centro-sul), que liga o centro da capital à avenida Antônio Carlos. Além de reforma estrutural, o alargamento em 1,40m também está previsto.
Obras
No BRT Cristiano Machado, seguem as obras de alargamento da via. Como o trecho já possuía corredor de ônibus, a modernização, como a instalação das estações, não demanda um esforço estrutural como acontece na Antônio Carlos. As obras já chegaram à avenida Vilarinho (Venda Nova, região norte), com a readequação estrutural.
Além dos dois sistemas de BRT, mais cinco obras mobilidade serão feitas até 2014. Destas, duas ainda não começaram: o BRT Área Central e o Corredor da avenida Pedro II, ambos com previsão de início para março deste ano.
Ao todo, as obras viárias de BH para a Copa custarão R$ 1,5 bilhão, divididos entre os governos municipal, estadual e federal. Deste montante, R$ 1,23 bilhão virá de financiamento do PAC da Mobilidade Urbana, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Sistema de corredores rápidos de ônibus são principal aposta da cidade para o Mundial
Modelo de estação do BRT da avenida Antônio Carlos (crédito: Divulgação)
Das obras viárias de Belo Horizonte, o sistema de corredores rápidos de ônibus, o Bus Rapid Transit (BRT), é a grande aposta do governo e da prefeitura para a Copa de 2014.
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura da capital mineira, os dois corredores que cortam a cidade de norte a sul (avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado), poderão levar até 750 mil passageiros por dia.
A previsão é que as obras fiquem prontas em maio de 2013, a um mês do início da Copa das Confederações. O evento-teste terá a capital mineira entre suas sedes, ao lado de Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Estudos da BHTrans (empresa responsável pelo gerenciamento de trânsito da cidade), apontam que o tempo de viagem diminua em 57% com os novos corredores. Outra vantagem é a possibilidade de reduzir a frota de ônibus em até 40%.
O diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, afirma que o BRT será fundamental para ajudar a solucionar o problema do transporte público na capital mineira. “A implementação do BRT vai colaborar para a melhoria da mobilidade em Belo Horizonte. Acreditamos que este será um dos mais modernos sistemas de transporte do país, dando maior conforto e qualidade ao usuário.”
Corredores
O alargamento da pista da avenida Antônio Carlos começou em setembro passado. A intervenção é necessária para que sejam instaladas nove estações ao longo do trecho que vai da rua Adalberto Ferraz, no Lagoinha (região centro-sul) até o viaduto São Francisco (nordeste).
Da parte que compreende o bairro Aparecida (noroeste) e a avenida José Dias Bicalho (Pampulha, região norte), a substituição do piso asfáltico para o de concreto está em andamento.
Já a interseção que liga as avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram, inaugurado parcialmente em novembro, foi liberado pelas autoridades. Esta, por sinal, é uma das obras mais importantes para o acesso ao estádio Mineirão.
Uma das vias que também está sendo remodelada é o viaduto da avenida Oiapoque (centro-sul), que liga o centro da capital à avenida Antônio Carlos. Além de reforma estrutural, o alargamento em 1,40m também está previsto.
Obras
No BRT Cristiano Machado, seguem as obras de alargamento da via. Como o trecho já possuía corredor de ônibus, a modernização, como a instalação das estações, não demanda um esforço estrutural como acontece na Antônio Carlos. As obras já chegaram à avenida Vilarinho (Venda Nova, região norte), com a readequação estrutural.
Além dos dois sistemas de BRT, mais cinco obras mobilidade serão feitas até 2014. Destas, duas ainda não começaram: o BRT Área Central e o Corredor da avenida Pedro II, ambos com previsão de início para março deste ano.
Ao todo, as obras viárias de BH para a Copa custarão R$ 1,5 bilhão, divididos entre os governos municipal, estadual e federal. Deste montante, R$ 1,23 bilhão virá de financiamento do PAC da Mobilidade Urbana, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).