Em dezembro, Belo Horizonte terá duas linhas especiais com veículos refrigerados, acesso à internet e TV

29/09/2011 - Hoje em Dia

Ar condicionado, cadeiras confortáveis, acesso livre à internet sem fio e o mais importante, viajar sentado. O sonho de praticamente todo passageiro do transporte coletivo municipal em Belo Horizonte será realidade em pelo menos dois itinerários. No dia 12 de dezembro, aniversário da cidade, começam a rodar duas linhas de ônibus de luxo para atender a uma demanda exigente.

Segundo o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cezar, as primeiras duas linhas dos ônibus executivos farão o trecho Buritis/Luxemburgo/Savassi/Praça da Liberdade e Savassi/Cidade Administrativa. Até agosto do próximo ano, outras três linhas serão criadas: Bairro Belvedere/Área Hospitalar, Sion/Área Hospitalar e Estação Calafate/Área Hospitalar (passando pelo Barro Preto e Assembleia). A expansão do sistema para outras áreas vai depender do retorno da população.


"Ainda estudamos as novas rotas para 2012. No entanto, já fizemos um levantamento nestas regiões, onde identificamos a demanda pelo serviço”, declara Ramon Victor. Quem quiser percorrer essas áreas sem o desconforto característico do transporte coletivo, principalmente no horário de pico, terá que desembolsar R$ 4, valor diferenciado dos R$ 2,45 pagos pelo transporte comum.
O supervisor de Estudos Tarifários e Regulação da BHTrans, Adilson Daros, afirma que a previsão é que o ônibus opere sem cobradores. Haverá somente o motorista, que receberá um treinamento especial para trabalhar nestes veículos.

Os coletivos de luxo terão capacidade para 40 pessoas e, no horário de pico, pode operar com intervalos de 15 minutos entre as viagens. Não foi informado o número de ônibus que serão utilizados inicialmente.

Fonte: Hoje em Dia