Prefeitura lança projeto para melhorar o transporte coletivo em BH

16/12/2010 - G1 MG

Objetivo do projeto é incentivar a população a usar o transporte público.
Ônibus trafega em pista exclusiva e possui terminal semelhante ao metrô.


A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou oficialmente, nesta quinta-feira (16), o projeto de Transporte Rápido por Ônibus, conhecido como BRT, sigla para o termo em inglês Bus Rapid Transit. Segundo a prefeitura, o objetivo é solucionar os congestionamentos e outros problemas causados pelo grande fluxo de carros na capital mineira.

De acordo com o especialista em trânsito Osias Batista Neto, aproximadamente 47% da população belo-horizontina possui carro, e isso prejudica o trânsito no município. O objetivo do BRT é tornar o transporte público mais eficiente para incentivar a população a usá-lo.

Segundo o especialista, o BRT é mais rápido que um ônibus comum e tem capacidade para transportar três vezes mais pessoas. De acordo com ele, a prefeitura avalia seis modelos do veículo para decidir qual vai ser usado em Belo Horizonte.

O sistema vai ser implementado nas principais avenidas da cidade. O BRT não compete com os carros porque trafega em pistas exclusivas, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). De acordo com a empresa, a estrutura é semelhante ao metrô. Os passageiros pagam a passagem antecipadamente em um terminal e depois embarcam no ônibus.

As licitações para a implementação do projeto devem sair nos primeiros meses de 2011, segundo a prefeitura.