Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora do Carmo

28/07/2009 - BH, Urbanistas - Frank Martins 

Motoristas que trafegam pela Avenida Senhora do Carmo, na região centro-sul da capital, encontrarão uma grande modifica a partir desta terça-feira. Começou a funcionar hoje uma faixa exclusiva para ônibus de 1,3 km na pista central, entre a avenida do Contorno e a Rua Uruguai.

Portal OTempo:

Segundo a BHTrans os coletivos não poderão mais trafegar pela pista lateral. Para evitar tumultos no primeiro dia da mudança, agentes da BHTrans e guardas municipais vão monitorar o local. O motorista de automóvel que trafegar pela faixa exclusiva de coletivos poderá ser multado em R$53 e perder três pontos na carteira.

Quem já passou por lá na manhã de hoje pode ver que a separação entre as faixas de veículos e de ônibus está sendo realizada por placas e sinalização horizontal. Então motoristas, fiquem atentos e lembrem-se que agora os carros só poderão trafegar nas pistas laterais.

Ainda de acordo com a empresa, a mudança deve dobrar a velocidade média dos coletivos, que atualmente é de nove quilômetros por hora. O toque para os motoristas que seguirem da região central para o Belvedere, é que estão disponibilizadas três faixas de trânsito na pista lateral. Já para quem segue para os bairros Sion e Anchieta, a nova via é utilizar as duas faixas da esquerda da pista central e virarem na rua Rio Verde.

Quem quiser acompanhar o trânsito na Avenida Senhora do Carmo ou em outro ponto da cidade, acesse o site dasCâmeras BHTrans e confira como está a sua rota.

angelo_petinatti
Foto: Ângelo Petinatti.