BHTrans inaugura faixa exclusiva para ônibus em avenida da capital mineira

28/07/2009 - Interbuss

Quem circula de ônibus pela avenida Nossa Senhora do Carmo, região Centro-Sul de Belo Horizonte, deverá fazer viagens mais rápidas desta terça-feira em diante. Durante a manhã, foi inaugurada a faixa de circulação exclusiva para ônibus, com o objetivo de proporcionar mais fluidez no trecho entre as avenidas Uruguai e Contorno. “Nossa expectativa é de dobrar a velocidade dos ônibus entre a avenida Uruguai e Contorno. O projeto ainda precisa de pequenos ajustes, mas está funcionando muito bem”, afirmou a diretora de projeto da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Jussara Bellavinha.

De acordo com ela, entre os ajustes que ainda precisam ser feitos, está a sinalização para pedestres, que ainda não se situaram muito bem com as mudanças e a implantação de alguns gradis para orientar a passagem deles. “É natural que a gente não tenha um domínio absoluto sobre o comportamento dos pedestres e motoristas inicialmente”, comentou a diretora.

Na nova faixa circulam 38 linhas de ônibus, sendo 29 de responsabilidade da BHTrans e as restantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Agentes da BHTrans estão na avenida desde às 4h para monitorar o trânsito neste primeiro dia e evitar tumulto.

Para os motoristas de automóveis que seguirem na avenida Nossa Senhora do Carmo em direção ao Belvedere, foram disponibilizadas três faixas de trânsito na pista lateral. Quem segue para os bairros Sion e Anchieta pode utilizar as duas faixas da esquerda da pista central e virar na rua Rio Verde.

Fonte: Karina Alves/O Tempo