BH terá faixa exclusiva para ônibus do Centro até o Sion

13/01/2009 - Estado de Minas - Ingrid Furtado

Rota Sul

Uma faixa exclusiva de ônibus na Região Centro-Sul de Belo Horizonte vai transformar o trânsito dos 41.234 veículos que passam diariamente pela área. A intervenção do Projeto Rota Sul já começou e vai ocorrer em 5,4 quilômetros das avenidas Nossa Senhora do Carmo, Uruguai, Cristóvão Colombo, João Pinheiro, além de ruas adjacentes. Na Nossa Senhora do Carmo, entre Avenida do Contorno e Rua Panamá, no Sion, passeios estão sendo estreitados com reassentamento do meio fio e capa asfáltica. No local, as bocas-de-lobo e também os pontos de embarque e desembarque dos coletivos serão remanejados.

As obras, coordenadas pela BHTrans e Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) tiveram início no ano passado e vão consumir investimento de R$ 1,6 milhão. O fim da iniciativa está previsto para março. A idéia é privilegiar o transporte coletivo na região com as faixas exclusivas, assim como já ocorre nas avenidas Alfredo Balena, Paraná e Santos Dumont.

De acordo com a BHTrans, a faixa exclusiva para os ônibus vai funcionar na Nossa Senhora do Carmo, entre as avenidas do Contorno e Uruguai, nos dois sentidos, usando a pista central da via. Na esquina onde funcionava a Casa do Whisky, haverá alargamento da avenida. O objetivo é desobstruir o fluxo dos veículos que seguem em direção aos bairros. 

A bióloga Lorena Torres Oporto, de 26 anos, mora no Bairro Cruzeiro e pega ônibus diariamente para trabalhar. Ela não é a favor das intervenções e acredita que as obras são apenas paliativas. “Acho que a iniciativa vai atrapalhar o trânsito na região e as mudanças podem descaracterizar a Savassi.”

O consultor ambiental Vinícius Seabra Guimarães aprova as mudanças. “Moro em Sete Lagoas e venho à Savassi toda semana, sempre de ônibus. Acho que essas intervenções são muito necessárias, principalmente para os passageiros de coletivo.”