BRT é apresentado aos empresários do setor transporte

 Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 14/09/2010
 
Sindicato das Empresas de Passageiros de Belo Horizonte (Setra) vai orientar associados sobre a implantação do projeto.

O presidente da BHTRANS, Ramon Victor Cesar, falou nesta terça, 14 de setembro de 2010, para os empresários do setor de transporte de Belo Horizonte sobre o BRT (Bus Rapid Transit), que é um novo sistema de transporte coletivo por ônibus com alto desempenho e qualidade, rápido e flexível, operando em via ou faixa exclusiva e combinando estações, veículos, serviços e sistema inteligente de tráfego (ITS) em um processo integrado com forte identidade positiva.

O BRT vai operar em pista segredada para ônibus articulados, com pré‐pagamento da passagem nas estações e embarque e desembarque em plataformas niveladas com o piso dos ônibus, possibilitando mais rapidez, segurança e conforto. O BRT vai contar com controle informatizado da operação no corredor e informação em tempo real ao passageiro.

 O presidente do Sindicato das Empresas de Passageiros de Belo Horizonte (Setra), Iraci de Assis Cunha, em nome dos empresários, manifestou a preocupação de todos com a melhoria da qualidade do transporte coletivo em Belo Horizonte, bem como do ganho de velocidade e mais segurança para os passageiros. Iraci afirmou que é preciso pensar urgente na implantação do BRT e que a apresentação feita  pelo presidente da BHTRANS é o marco inicial da nova fase do transporte coletivo na capital e o primeiro passo do processo de implantação do sistema. Ele disse ainda que o Sindicato das Empresas de Passageiros de Belo Horizonte (Setra) já contratou uma empresa especializada para prestar consultoria aos associados sobre a  implantação dessa nova modalidade de transporte coletivo, “para que nada ocorra de errado, uma vez que os investimentos no BRT serão altíssimos”.

No final da apresentação, Ramon Victor Cesar respondeu várias questões dos empresários e esclareceu que os corredores onde serão implantados os BRTS - que são os das avenidas Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado, e Pedro II / Carlos Luz -, estão sendo priorizados como corredores com grande demanda e facilitadores do acesso ao Vetor Norte, "mas que vão beneficiar não só a população da capital como de toda a região metropolitana".