Belvedere ganha novo terminal de ônibus




Daniel Antunes - Estado de Minas
Publicação: 23/07/2010 07:50
Em meio a uma centena de pessoas que se espremem todos os dias no ponto de ônibus no Bairro Belvedere, Região Centro Sul de Belo Horizonte, no horário de pico, a secretária Maria Eunice Dias, de 56 anos, segura, aflita, uma sacola com duas caixas de leite. As pernas, já exaustas depois de um dia de inteiro de trabalho numa clínica médica em Nova Lima, precisam ficar firmes enquanto espera pelo coletivo da linha 9250 que vai levá-la de volta para casa, no Bairro Palmeiras, Região Oeste. "Como não consigo lugar para sentar, o jeito é esperar em pé. Essa rotina já faço há mais de cinco anos e é bem desgastante", lamentou.

A dor cabeça da secretária e de outros 10 mil usuários do sistema de transporte público, que precisam passar pelo ponto no BH Shopping, pode ser minimizada. Na segunda-feira, entra em operação o novo terminal no local, por onde vão passar 32 linhas de ônibus do sistema coletivo e das que trafegam na MG-030 e BR-356. A nova estrutura tem 60 assentos e cobertura em policarbonato em toda sua extensão. Os ônibus terão duas pistas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros. A obra, iniciada em maio, faz parte de um pacote de compensações exigidas no licenciamento ambiental concedido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) para a expansão do BH Shopping.

As mudanças serão informadas aos passageiros por meio de folhetos distribuídos no antigo ponto de parada, a partir deste sábado. Os ônibus passam a circular com cartazes informativos. Na segunda-feira, uma equipe da BHTrans estará no local para orientar os usuários. "Com o passar do tempo, o atual ponto de ônibus que funciona no shopping foi ficando ultrapassado. Agora, serão dois novos terminais que vão funcionar paralelos à BR-356 e vão garantir mais conforto e segurança", prevê o superintendente do BH Shopping Durleno Rezende.

Além dos terminais, serão implantadas novas travessias semaforizadas e passeios com 3 metros de largura, totalizando 4.600 m² de área, com todas as adequações para pessoas de mobilidade reduzida, como piso do tipo tátil em ladrilho hidráulico, que proporciona a correta orientação de chão para deficientes visuais, evitando acidentes e indicando a direção do percurso.